Welcome text

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Pepino sem azia!

Post image for Pepino sem azia!

Tem sempre alguém dizendo que não pode comer pepino porque fica com azia.

Realmente, o pepino é um pouco indigesto mas, o que as pessoas não sabem é que a casca do pepino é rica em enzimas digestivas e evita a famosa azia que dá quando se come pepinos sem casca. Por não saberem disso, continuam descascando o pepino para fazer saladas.

Até já li por aí que o tipo mais comum, o “Aodai” (aquele que tem a casca lisa, toda na cor verde-escuro), é o pior no quesito “digestibilidade” por causa da sua casca, especificamente. Por isso, dizem que eles devem ser consumidos descascados.

Por outro lado, vejo que a maior parte das referências que falam sobre a digestão do pepino não faz nenhuma distinção entre os tipos existentes e recomendam o consumo com a casca sempre, em qualquer um deles.

Realmente, nunca tenho azia por causa de nenhum pepino e sempre os consumo com casca. Tenho muitos problemas digestivos e sou um bom parâmetro! icon smile Pepino sem azia!

Bem, pode ser também por causa de um “ritual” que aprendi com a minha mãe e nunca tive explicações científicas para ele, mas vai que dá certo! Preciso parar de comer pepinos com casca para observar os resultados mas, em todo caso, tome nota:

Lave bem o pepino e corte uma fatia nas pontas, dos dois lados (que eu chamo, carinhosamente, de “bundinha”). Esfregue a fatia que tirou no corpo do pepino (cada vez de um lado porque você só tem duas mãos). Faça isso em movimentos circulares, bem rápido!

Você vai ver que vai sair tipo uma espuminha branca, com um aspecto, digamos… Hum… Nojento! O que se diz é que ela é a responsável pela má digestão.

Lave com água filtrada e continue a preparação (fatiando em rodelas, tiras, como for).

Verdade ou mentira, quando vou fatiar pepinos, sempre paro com a faca na mão e penso: “Ah, não custa nada” e acabo cumprindo o ritual. Rs!

Bem na linha “bater três vezes na madeira” pra afastar coisas negativas.

“1, 2, 3 isola a azia!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário