Welcome text

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Milho Cozido

Post image for Milho Cozido

Tenho que admitir que o milho está na minha lista de “comidas que não têm o gosto do cheiro”.

É que o cheirinho do milho cozido é incrivelmente delicioso (quem não gosta??) e aí, quando você dá a primeira mordida, o sabor não é aquilo tudo. Só quando você chega lá no caldinho que fica retido na espiga é que a vontade de “comer o cheiro” se satisfaz.

Mesmo assim, não sendo tão bom quanto o cheiro, o milho com uma manteiga derretida e um salzinho é gostoso demais. Vale a pena gastar 5 metros de fio dental depois.

Quando morei nos Estados Unidos, descobri que os americanos adoram colocar meia espiga de milho no prato, como acompanhamento para peixes e carnes, principalmente. Achei muito engraçado no início (eu tinha 16 anos, achava tudo engraçado mesmo) mas me acostumei e vou confessar que adotei o hábito para sempre.

Receita de Milho Cozido

Ingredientes:

8 espigas de milho descascadas (alguns supermercados vendem o milho já prontos para ir para a panela, o que é muito prático. Se você tiver que comprá-los na espiga, vamos ter que ter só um pouco de paciência com a sujeira, mas vai dar tudo certo. Basta puxar a casca para trás e arrancar fora, sem medo de ser feliz. Retire também os lindos cabelos castanhos do milho, todos eles.)

1 colher (chá) de sal (se você não colocar muita água, como vou explicar adiante, esta medida será suficiente. Você também pode ajustá-la na próxima vez, se achar que foi muito ou pouco. Quando o milho estiver cozido, também é gostoso colocar um pouquinho de sal para temperar mais.)

Manteiga a gosto (Na hora de comer o milho, você vai passar nele a quantidade que você quiser. Tipo passar manteiga na torrada, reconhece? Inclusive a manteiga é opcional, se não quiser, não coloca!)

Modo de preparo:

Use uma panela grande, para as espigas se acomodarem bem. Pode parti-las ao meio também, é só cortar com a faca sobre uma tábua.

Não precisa encher a panela inteira de água que nem os vendedores de milho fazem. Eles devem fazer isso para evitar que a água evapore e acabe toda. É, porque eles devem passar muitas e muitas horas com aquela mesma panela na rua, você não acha? Ou será que é para garantir que o milho vai ficar quentinho?

O milho cozinha muito bem no vapor, então não precisa encher de água até cobrir as espigas. Uns 5 cm devem ser suficientes (entendeu? Encha a panela de água até que a altura dela atinja aproximadamente 5 cm).

Coloque o sal e as espigas. Cozinhe em fogo alto por 10 minutos, com a panela tampada (já que queremos o vapor!). Se você colocar o milho na água já fervente, pode até cozinhar mais rápido, então fique de olho!

Para ver se o milho está bem cozido, espete uma espiga com um garfo. Se estiver macio, está pronto.

Para servir, basta tirar a espiga da água (deixe ela pingar um pouco sobre a panela antes de colocar no prato) e temperar com sal e manteiga.

Também fica muito gostoso usar pimenta do reino preta moída na hora ou outro tempero que você goste, como cheiro verde e queijo parmesão ralado.

Bon Appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário