Welcome text

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Creme de Avelã com chocolate (Nutella)

Post image for Creme de Avelã com chocolate (Nutella)

Dá uma olhada no seu calendário. Viu? Já estou de TPM de novo.

(Pausa para um choro sofrido.)

Como a gente combinou na TPM do mês passado, toda vez que essa “desgraça” acontecer (Deus me perdoe!) eu vou fazer uma receita com muita Nutella.

Este mês eu peguei meio pesado e comi dois potes de Nutella a colheradas (xiiiiiiiiiu, não conta pra ninguém), bem no início da TPM.

Foi quando eu pensei: não seria melhor eu aprender logo a fazer creme de chocolate com avelã (nome científico de Nutella, rs…)? Aí eu posso comer muito, muito, muito sem ficar pobre, “só” gorda!!

Me afoguei nos 274.917.724.058.000 livros de receitas que eu tenho, misturei um pouco de uma com um pouco de outra e pronto.

Executei o projeto em menos de 2 horas (porque ainda fui comprar os ingredientes) e ficou sensa!! Sensacional.

Receita de Creme de Chocolate com Avelã (Nutella)

Ingredientes:

125 g de avelãs sem casca moídas (Eu disse: “sem casca”!!! É fácil encontrar o pacotinho de avelãs sem casca nos supermercados, mas moída eu nunca vejo. Para moer, use um processador ou um bom liquidificador. Você pode comprar a granel, já no peso certo. Pode também pesar com uma balança de cozinha ou de outro tipo – isso tudo se não quiser fazer as contas usando seus conhecimentos matemáticos de fração. Eu comprei um pacotinho de 150 g e sobraram apenas 15 avelazinhas depois de pesar, #ficadica.)

375 g de chocolate ao leite (usei 2 barras do Nestlé Classic ao Leite e mais uma fileira de 4 quadradinhos)

2 colheres (sopa) de óleo

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de cacau em pó (cacau em pó não é achocolatado e nem chocolate em pó, é cacau em pó!)

1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:

Triture bem as avelãs, se for você quem vai fazer isso (também pode levar pra casa da sua tia que tem todos os equipamentos de cozinha e ela tritura para você).

Depois de tudo bem triturado, acrescente o açúcar, o cacau em pó, o óleo e a essência de baunilha. Bata para misturar bem. É possível que você tenha que soltar a mistura da parede do liquidificador de vez em quando, mas não faça isso sem que a hélice esteja parada.

Derreta o chocolate no microondas, como você já sabe fazer. icon wink Creme de Avelã com chocolate (Nutella)

Acrescente o chocolate derretido à mistura do liquidificador e aí, meu bem, deixe bater até o liquidificador pedir arrego. Ok, mais precisamente até a mistura ficar bem homogênea e você perceber que dali ela não passa.

Pronto, você fez creme de chocolate com avelã, vulgo Nutella!

Vai estar quente. Espere esfriar e dar um engrossada de leve antes de começar os trabalhos.

Agora vou dar o meu parecer.

Não tem jeito, nenhuma receita caseira vai ser idêntica à Nutella porque ela é industrializada e tem um monte de ingredientes artificiais. Esta receita é boa mas dá pra perceber logo de cara que não é a mesma coisa. Um desavisado que conhece muito bem Nutella (como eu), poderia comer, achar ótimo e achar inclusive que é creme de chocolate com avelã de outra marca, mas nunca confundiria com a própria, porque ela é i-ni-gua-lá-vel.

Quanto à textura, por mais que você bata muito, dá pra sentir o farelo da avelã na ponta da língua. O que não é problema, na minha opinião.

Na embalagem da Nutella vem escrito que é para manter fora da geladeira para conservar a cremosidade. Faça o mesmo com o seu creme de chocolate com avelã homemade. Se colocar na geladeira, vai ficar durinho, mais do que a Nutella (que na verdade fica perfeita gelada).

Deixe na geladeira para conservar, se quiser, mas retire antes de comer para amolecer um pouco.

Ah, só mais uma coisa. Chamamos de “creme” mas tecnicamente está mais para uma “pasta“. E eu coloquei este post na categoria “recheios”, porque achei que tinha mais  a ver com a utilidade da receita.

Agora eu vou te falar uma coisa. Tive que comer meio pacote de balas de alga para resistir à tentação daquele potinho que está gritando meu nome desesperadamente lá na cozinha enquanto eu escrevo este post. icon sad Creme de Avelã com chocolate (Nutella) Será que fiz um bom negócio? Vida de blogueira de culinária é uma tortura, você não pode imaginar.

Bem, fora os dramas pessoais, quem sabe um dia eu não experimento outra receita para ver se fica mais parecida ainda com a Nutella? Posso pensar em fazer esse esforço.

Bon Appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário