Welcome text

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ovo Cozido

Post image for Ovo Cozido

Coloque água para ferver enquanto eu entro num tradicional momento nostalgia:

Quando eu era pequena lá perto de Barbacena, quase todo dia minha mãe colocava na minha merendeira um ovo cozido! Ela o embrulhava no papel alumínio e também fazia um embrulhinho para o sal. E lá ia eu para a escola, feliz e contente com o meu ovo a tiracolo (literalmente).

Eu adorava isso, achava a melhor merenda do mundo. Começava desembrulhando metade do ovo e ia colocando pitadinhas de sal a cada mordida. Ah, estamos falando de uma Vanessa muito pequena mesmo, lá pelos seus 4, 5 anos.

Foi então que comecei a ter mais interesse no sal e parei de comer o ovo inteiro. Tinha uma amiga que comia o sal comigo (a mesma do bolo de cenoura), mas apareceu um dia falando que a mãe dela disse que sal aumenta a pressão e que não ia comer mais (acreditem, crianças de 5 anos se preocupam com sua saúde – desde antes dos anos 90).

Curioso, ela virou médica e eu aqui, escrevendo um blog que ensina até a cozinhar ovo.

Hoje eu fico imaginando o que meus coleguinhas deviam achar de mim. Quase todo mundo levava biscoito, sanduíche e coisas normais. Tudo bem que tinha um amigo que comia banana com casca e eu bem me lembro de ficar olhando para ele com cara de “não vai descascar?”. Bom, acho que éramos crianças felizes que comiam no lanche o que gostavam e ponto final. Ainda não tinha isso de “pagar mico” e comer ovo cozido devia ser “ok”. Agora… Imaginem o “bafinho” que eu devia ficar depois do recreio!! Ui…

Antes que você pense que minha saudosa mãe era doida, a verdade é que ela sempre fez minhas vontades. Colocava na merendeira o que eu pedia sem me reprimir, independente de ser um lanchinho comum ou excêntrico! Ela contava que às vezes eu chegava do lado dela enquanto ela fazia o almoço e falava coisas do tipo: “Humm, quero levar essa mandioquinha na merenda hoje!”. icon biggrin Ovo Cozido

Agora voltando à receita, se for o seu caso, não se sinta mal por não ter nascido sabendo cozinhar ovo. Também precisei aprender a fazer ovos cozidos, porque o tempo de cozimento dele é maior do que eu esperava!

Receita de Ovo Cozido

Ingredientes:

- Ovos (quantos quiser cozinhar)

- Água (o suficiente para cobrir os ovos)

Modo de Preparo:

Em uma panela funda, ferva a água. Assim que ela ferver, coloque o(s) ovo(s) lavadinhos com cuidado para não rachar! Você vai reparar que a água deixará de ferver na mesma hora, como mostra a imagem. Quando ela voltar, comece a contar 10 minutos!

ovos cozidos Ovo Cozido

Após os 10 minutos, seu ovo está pronto. Despeje a água quente na pia (com cuidado para não espirrar em você) e encha a panela com água fria, para esfriar o(s) ovo(s). Você pode trocar a água mais vezes, para esfriar melhor.

Ok, já entendi. Você está se perguntando: vou despejar a água na pia e o ovo vai pra onde, pro ralo? Não, você vai usar um talher qualquer para fazer uma barreira, para os ovos não caírem. Eu uso a parede da pia para isso. Como cozinho sempre em uma leiteira, despejo a água com ela virada de frente para a parede da quina da pia. Assim a água escorre e não tem espaço suficiente para o ovo cair.

Com o ovo em uma temperatura que você consiga segurá-lo, dê umas batidinhas com uma colher para rachar a casca.

Agora é só descascar. Você vai ver que tem uma pele bem fininha por baixo da casca, é a membrana, ela te ajuda bastante nessa hora! Tire essa pele toda também. (Ou então, descasque sem quebrar a casca!)

Por fim, se achar necessário, lave seu ovo com água filtrada, para não ficar nenhum pedacinho de casca para trás.

Se quiser secá-lo, use um papel toalha.

Vou pensar em umas receitas com ovo cozido para ensinar aqui! Enquanto isso, vá comendo com sal, como eu sempre fiz! Rsrs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário