Welcome text

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

receitas










Ingredientes

500 g de carne moída
250 g de triguilho ou trigo para quibe
1/2 xícara (chá) de hortelã picadinha
1 cebola picadinha
8 castanhas do pará (ou castanhas de caju) picadinhas
4 colheres (sopa) de azeite
200 g requeijão em barra (ou queijo minas ou parmesão) ralado
sal, pimenta síria e canela a gosto

Modo de Preparo

Coloque o triguilho numa vasilha e cubra com água quente. Deixe de molho por 7 minutos, escorra e aperte bem. Misture o triguilho com a carne, a hortelã, a cebola, as castanhas, o azeite, o sal, a canela e a pimenta. Prove e acerte o tempero. Transfira 2/3 para um tabuleiro untado com azeite e nivele. Salpique o queijo ralado e cubra com o restante da mistura. Nivele e leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos. Sirva quente ou frio acompanhado de salada ou cortadinho como aperitivo.

Dicas: a receita original leva queijo minas em fatias. Optei pelo requeijão em barra por ser um queijo mais cremoso proporcionando maior umidade e homogeneidade ao quibe. A opção de utilizá-lo ralado e não em fatias foi para evitar que uma camada se separasse da outra.
O requeijão em barra é encontrado em bons supermercados (frios) ou casas de artigos do Norte. Eu costumo comprar no Mercado Municipal de SP (Mercadão). A qualidade é ótima, além de ser um passeio delicioso.


O quibe (kibe)é muito prático de fazer porque pode ser preparado com antecedência, servido quente ou frio, em refeição ou aperitivos.

Nesta receita há um toque de Brasil com a castanha do pará e do requeijão de barra (também chamado de requeijão de corte).

Quanto a carne moída, costumo usar patinho ou fraldinha. Sempre peço para passar duas vezes na máquina de moer quando quero fazer quibe. Não costumo guardar em geladeira por mais de um dia. Compro quando realmente tenho tempo para preparar (seja quibe ou qualquer outra receita de carne moída). A carne moída guardada em geladeira costuma soltar um "cheiro" de ranço ao ser cozida, muda o sabor e textura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário